Se é apaixonado por cozinha ou gastronomia, provavelmente conhece a figura do cozinheiro. Estamos a falar do perito que representa a alma de um restaurante que faz sobressair o melhor da sua equipa. Graças à sua habilidade e conhecimento, os comensais apreciam pratos requintados, preparados por este mesmo profissional. No entanto, as suas tarefas vão, além disso e executam várias tarefas muito importantes. Se é apaixonado por cozinha ou gastronomia, provavelmente conhece a figura do cozinheiro. Estamos a falar do perito que representa a alma de um restaurante que faz sobressair o melhor da sua equipa. Graças à sua habilidade e conhecimento, os comensais apreciam pratos requintados, preparados por este mesmo profissional. No entanto, existem diferentes tipos de chefes de cozinha e, portanto, as tarefas de cada um deles variarão. Portanto, se quiser saber o que são e quais as responsabilidades que lhes incumbem, mantenha-se atento.
Realize agora o seu sonho de se tornar um chef profissional através do nosso mestrado em culinária profissional.
Tabela de conteúdos
Deveres gerais de um chef de cozinha
Deve saber que numa cozinha de restaurante existem diferentes níveis de responsabilidade, começando com o assistente de cozinha e terminando com o próprio chefe de cozinha. Por conseguinte, as tarefas desempenhadas por cada um variarão consideravelmente.
Quando se trata do chefe de cozinha, as suas funções também variam conforme a sua especialização. Mesmo assim, pode dizer-se que no seu trabalho quotidiano, um chefe de cozinha está envolvido:
- A planificação do menu e a preparação dos pratos.
- A gestão da equipa e a distribuição de tarefas.
- Gestão dos tempos de cozedura e preparação dos alimentos.
- Podem também desempenhar certas tarefas administrativas.
- Atualizar os menus e manter-se atualizado com as diferentes técnicas e tendências culinárias que possam surgir.
Quantos tipos de chefes de cozinha existem?
Como mencionado acima, as atividades e responsabilidades na cozinha dependerão do papel de cada membro da equipa. Mas, quando falamos de um certo nível de responsabilidade, podemos diferenciar vários tipos de chefes de cozinha. E é vital que saiba isto, porque a cozinha de um hotel, de um restaurante de luxo ou mesmo de restaurantes de fast food tem uma equipa muito variada e multifuncional nas suas cozinhas.
Abaixo, listamos os tipos de chefs mais comuns na indústria da restauração e as funções que desempenham, com as suas atividades correspondentes, em geral.
Chef executivo
O chef executivo, também conhecido como chefe de cozinha, é a pessoa responsável por tudo o que acontece na cozinha. Isto inclui a criação de menus, a gestão do pessoal e a gestão das matérias primas.
Chefe de cozinha
Esta posição é um passo abaixo do chefe executivo. A sua principal função é supervisionar o funcionamento de restaurantes ou estabelecimentos onde são servidos alimentos.
Sous chef
Ele é o segundo cozinheiro e assiste o chefe de cozinha. É responsável pela gestão de toda a equipa nas suas tarefas diárias. Pode também partilhar funções com o chef executivo, tais como o planeamento do menu. As grandes cozinhas têm frequentemente mais do que um sous chef, cada um encarregado de um turno específico ou de uma área de responsabilidade.
Chefe de estação ou de divisão
Esta figura está a cargo de uma estação ou área específica. É geralmente responsável pela preparação e revestimento de pratos especiais, sobremesas e molhos gourmet. Além disso, tem uma educação culinária ampla e especializada e tem pelo menos 4 anos de experiência.
Em grandes cozinhas, cada cozinheiro sazonal pode ter vários cozinheiros ou assistentes, que se encontram divididos numa ordem lógica.
Chefes de cozinha quentes ou frios
A cozinha fria refere-se a saladas, molhos, sopas frias, entradas frias, patês, carnes e peixes servidos frios. Portanto, o chefe de cozinha fria supervisiona que toda a comida fria seja preparada a tempo e em boa apresentação para ser servida aos comensais.
Por outro lado, o cozinheiro quente supervisiona as sopas, caldos, entradas e pratos principais que estão quentes.
Em grandes cozinhas e restaurantes de luxo em hotéis ou navios de cruzeiro há toda uma gama de chefs, tais como: o chefe de molhos, o chefe de rotisseria, o chefe de pastelaria, o chefe de alívio, o chefe de plantão e muitos mais.