Cuidar da saúde e do bem-estar físico está a ganhar cada vez mais adeptos. Muitas pessoas estão interessadas em manter-se em forma e ter um estado de saúde adequado, e para isso, a figura do treinador pessoal é fundamental. Graças a este profissional, portanto, é possível desenhar planos de treino personalizados e adaptados às necessidades únicas de cada pessoa. As suas funções são essenciais para evitar lesões e a desmotivação. Assim, hoje falamos sobre quais são os requisitos para ser treinador pessoal.
Gostarias de saber mais? Sabes o que é preciso para ser treinador pessoal? Vamos contar-te todos os detalhes e os requisitos necessários para te dedicares ao personal training, por isso toma boa nota e dedica o teu tempo e esforço ao que realmente gostas. Continua a ler!
Tabela de conteúdos
O que é preciso para ser treinador pessoal?
Evidentemente, o primeiro que é necessário para ser personal trainer é vocação. Ter interesse pelo desporto, vontade de ajudar os outros, motivação e o estado físico necessário são chaves para triunfar neste setor.
Além disso, não podemos esquecer os conhecimentos técnicos e teóricos que permitem o desenvolvimento nas diferentes áreas chave do personal trainer, como nutrição, coaching ou a forma correta de realizar exercícios físicos. Ademais, todos estes são requisitos indispensáveis para quem está interessado em dedicar-se a esta área. Mas, claro, não são os únicos.
Como começar a ser personal trainer
Atualmente, para começar a ser treinador pessoal, é necessário contar com uma série de pontos, sem os quais será difícil conseguir dedicar-se profissionalmente a este setor:
- Estudar uma formação especializada que permita aprofundar em aspetos técnicos imprescindíveis para entender o funcionamento do organismo.
- Procurar um local para treinar os teus clientes.
- Definir as tuas tarifas. Lembra-te de considerar os custos do aluguer do local, o teu salário e outros elementos que vão ser despesas no futuro.
- Criar um plano de promoção para fazer publicidade ao teu trabalho.
- Desenhar planos de treino personalizados para cada cliente.
- Atualizar os teus conhecimentos regularmente.
Dicas para ser treinador pessoal
Uma vez definida a tua estratégia, é normal perguntar-te como ser um melhor treinador pessoal. Aqui estão algumas recomendações e dicas que te vão ajudar a progredir no teu trabalho:
- Ser uma pessoa atenta e responsável.
- Oferecer um tratamento próximo e personalizado.
- Manter-te em boa forma física.
- Renovar e atualizar os teus conhecimentos periodicamente.
- Aproveitar e desfrutar do teu trabalho.
Descobre qual é a diferença entre um personal trainer e um instrutor de fitness.
Requisitos para ser treinador pessoal
Estes são os principais requisitos para ser treinador pessoal que deves focar para potenciar as tuas habilidades no setor:
- Formação especializada na área e na figura do personal trainer.
- Conhecimentos sólidos de anatomia e fisiologia.
- Experiência (ou motivação para adquiri-la).
- Habilidades de comunicação com os clientes e outros profissionais.
- Capacidade para motivar e guiar durante o processo físico exigente.
- Conhecimentos de nutrição para poder complementar os exercícios com uma dieta saudável adequada às necessidades do cliente.
Perfil profissional do personal trainer
Como já deves imaginar, o personal trainer ideal é um profissional que reúne todos os requisitos necessários para se dedicar a esta profissão. Assim, como treinador pessoal, deves contar com uma formação especializada, sólidas noções de anatomia, experiência, habilidades comunicativas, capacidade de motivar os outros e, claro, conhecimentos em nutrição.
No entanto, existem outras habilidades e capacidades que te podem ser muito úteis se desejares focar a tua trajetória profissional neste setor:
- Capacidade de organizar e seguir planos de treino.
- Conhecimentos sobre as técnicas e equipamentos de treino.
- Capacidade de gestão de agendas e horários.
- Ser uma pessoa resolutiva.
- Ter uma personalidade amável e focada numa comunicação positiva.
- Boa relação interpessoal.
- Vocação e paixão pela prática de desporto e atividade física.
Quanto ganha um treinador pessoal em Portugal?
Um treinador pessoal em Portugal pode ganhar entre 1.000 e 1.500 euros mensais. Este valor, no entanto, varia consoante vários parâmetros: onde trabalha, a formação que possui ou a experiência profissional desempenham um papel importante na definição do salário no final do mês. Por isso, já sabes: se queres continuar a crescer a nível profissional, deves melhorar constantemente as tuas habilidades!
Onde estudar treinador pessoal ou personal training?
Onde estudar para ser treinador pessoal? Existem muitas escolas e centros onde te podes especializar, mas poucos oferecem a flexibilidade horária e de estudo suficiente para conciliar a formação com outras responsabilidades. Na Esneca Business School, oferecemos a possibilidade de estudar 100% online, com uma metodologia de estudo flexível que permite continuar a trabalhar e atender outras obrigações.