A psicologia infantil estuda o comportamento, o pensamento e o desenvolvimento emocional, social e cognitivo de uma criança. Acha que o seu filho tem atitudes anormais? Quer compreender melhor o comportamento das crianças com quem lida regularmente? Interroga-se como melhorar a sua autoestima ou como ultrapassar os seus problemas de aprendizagem? Nas linhas seguintes, analisamos as soluções propostas pela psicologia para estas e outras questões relacionadas com o neurodesenvolvimento infantil.
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Tabela de conteúdos
O que é a psicologia infantil?
A psicologia infantil é um ramo da psicologia que se ocupa principalmente do comportamento das crianças desde o nascimento até à adolescência. Esta ciência presta especial atenção às perturbações emocionais, sociais e cognitivas que podem surgir durante a infância. Para tal, como já explicámos, estuda todos os fatores envolvidos no crescimento de uma criança, desde o biológico até ao ambiental.
Ao contrário de outros ramos da psicologia, o diagnóstico e o tratamento na infância é caracterizado pela importância destes dois fatores:
- Envolvimento da família no tratamento.
- Consideração das diferentes fases de desenvolvimento das crianças. Segundo a subdivisão de Piaget, estas etapas são de 0 a 2 anos, 2 a 7 anos e 7 a 12 anos.
O que abarca a psicologia infantil?
O estudo dos processos psicológicos específicos da infância é um fenómeno relativamente recente. De facto, foi o psicólogo suíço Jean Piaget que, na primeira metade do século XX, lançou as bases da moderna psicologia infantil. A sua teoria do desenvolvimento cognitivo demonstrou que os processos mentais de uma criança diferem dos processos dos adultos. Consequentemente, a compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento psicológico das crianças requer competências profissionais especializadas.
Em termos gerais, a psicologia infantil lida com as seguintes áreas:
- Desenvolvimento físico: estuda o crescimento adequado da criança, bem como a evolução adequada das suas capacidades motoras e sensoriais.
- Desenvolvimento cognitivo: analisa elementos tais como memória, perceção, inteligência, resolução de problemas e linguagem.
- Desenvolvimento emocional: Inclui a consciência e gestão das próprias emoções da criança ao longo das diferentes fases da infância.
- Desenvolvimento social: Este examina como a criança se relaciona e interage com outras pessoas no seu ambiente.
Fatores que determinam a psicologia infantil
Os profissionais de psicologia infantil também têm em conta os fatores ambientais, biológicos e temperamentais que determinam o comportamento. O seu papel é diagnosticar e ajudar a ultrapassar as diferentes perturbações que podem surgir durante a infância. Entre os problemas mais frequentes que surgem durante este período, destacam-se os seguintes:
- Ansiedade e depressão na infância.
- Défice de atenção e transtorno de hiperatividade.
- O autismo.
- Baixa autoestima.
- Problemas de adaptação.
- Prevenção e intervenção em casos de bullying.
- Fobias.
- Problemas escolares e dificuldades de aprendizagem.
Como pode ver, a figura do psicólogo infantil é essencial para enfrentar muitos dos problemas que cada vez mais ocorrem em casa e na escola. A contribuição destes profissionais é muito valiosa, tanto para os pais como para os professores.
O que um psicólogo infantil faz?
Um psicólogo infantil, para além de estudar o desenvolvimento da criança, deve também encontrar-se com os pais para reconstruir a história do problema. O seu envolvimento é muitas vezes essencial para que o tratamento seja bem-sucedido. De modo a gerir a situação e poder oferecer apoio às crianças, os pais precisam de ter um autocontrolo emocional adequado. Têm frequentemente de ultrapassar problemas como a não aceitação da desordem, sentimentos de culpa ou vergonha e ansiedade.
Com a terapia familiar, o psicólogo efetua também intervenções terapêuticas individuais. São utilizadas técnicas de diagnóstico adaptadas às características da criança, tais como o desenho ou a observação durante as brincadeiras livres. O tratamento não é muitas vezes exclusivamente clínico, mas inclui também trabalho específico no ambiente escolar, sendo frequentemente uma fonte de conflito.
Quando consultar um psicólogo infantil?
Durante os anos de desenvolvimento, há muitas desordens que as crianças podem sofrer. Geralmente, estes são problemas temporários, mas por vezes duram muito tempo e requerem tratamento. Nunca é fácil para os pais avaliar a seriedade da situação e do comportamento de uma criança. Por exemplo, onde está a fronteira entre a timidez normal e uma atitude mais preocupante, como a tendência para o isolamento? Como saber se uma criança é hiperativa? Em que momento deve procurar ajuda profissional quando uma criança tem dificuldades de aprendizagem?
A verdade é que não há nenhuma regra específica que nos diga quando levar uma criança a um psicólogo. O mesmo comportamento pode ser normal numa idade e alarmante noutra. No entanto, é importante prestar atenção aos seguintes sinais de aviso, uma vez que frequentemente revelam um problema que deve ser tratado por um profissional:
- Dificuldade de concentração e comportamento impulsivo frequente.
- Irritabilidade constante.
- A agressividade.
- Ansiedade crónica e problemas de sono.
- Incontinência noturna em crianças com mais de 4 anos.
- Mudanças de humor repentinas.
- Terrores noturnos e fobias.
- Desordens físicas que não estão diretamente relacionadas com uma causa médica, tais como tiques, vómitos ou problemas de pele.
- Apatia.
- Bullying.