Quando ouvimos a expressão “medicina estética“, geralmente a associamos a operações e salas de cirurgia, mas isso está longe da realidade. Hoje vamos falar sobre os últimos avanços e novidades na área da estética, assim como as principais diferenças entre essa disciplina e a cirurgia estética.
Se você se interessa pelo mundo da medicina estética e quer se especializar nessa área, agora pode fazer o nosso mestrado online em medicina estética.
Tabela de conteúdos
Diferença entre medicina estética e cirurgia estética
Como já adiantamos, ambas as disciplinas não são iguais. A principal diferença que você encontrará entre elas é que na primeira são utilizadas técnicas pouco invasivas, ou seja, com intervenção mínima. Quando é feita uma intervenção em medicina estética, apenas a anestesia tópica ou local é necessária, e em algumas ocasiões, nem mesmo é administrada. Além disso, essas ações são realizadas em regime ambulatorial, ou seja, não é necessário internamento hospitalar nem passar pela sala de cirurgia.
No caso da cirurgia estética, as intervenções consistem em cirurgias mais extensas e, pois, exigem anestesia. Além disso, geralmente, a hospitalização por vários dias é necessária.
Apesar de as características anteriores serem as mais evidentes para o público em geral, há uma diferença mais profunda entre elas. A medicina estética pretende ser uma verdadeira medicina preventiva. Além disso, os profissionais credenciados para realizar tratamentos estéticos, sejam cirúrgicos ou não, são exclusivamente médicos especializados em medicina estética.
O panorama atual: novidades em estética
Apenas alguns anos atrás, qualquer tratamento estético era associado à cirurgia e carregava uma conotação negativa. A causa de a evolução das perceções, a medicina estética está a ganhar cada vez mais adeptos e já não é vista como uma intervenção exclusiva e superficial. Ou seja, ainda vivemos na mesma sociedade que continua a demandar padrões de beleza, porém as pessoas estão mais abertas relativamente aos tratamentos de medicina estética.
O lançamento de novos produtos e tratamentos voltados para o consumidor final tem ajudado a mudar a perceção da população. Estamos acostumados a usar vários tratamentos nas nossas próprias casas, cada vez mais diversos e avançados. Talvez não seja o mesmo aplicar um anticelulite em casa do que ir a uma clínica para fazer o tratamento, mas o objetivo é idêntico: melhorar a nossa aparência física.
Atualmente, o campo da medicina estética avança a passos largos e os especialistas no nosso país estão cada vez mais bem preparados. Ademais, a aliança entre grandes profissionais e tecnologia tem resultado no lançamento de novos tratamentos de ponta:
Tratamentos estéticos de ponta
Entre os tratamentos mais inovadores, você pode encontrar:
- Técnica de crescimento capilar usando plasma rico em plaquetas do próprio paciente.
- Novas tecnologias que eliminam a celulite de forma permanente.
- Preenchimento de rugas profundas através de plasma rico em plaquetas. Utilizar este método evita problemas de intolerância no paciente.
- O método Belkyra, um novo tratamento que elimina o queixo duplo através de microinjeções.
- As micropunções de Shelterina rejuvenescem as células, protegendo-as de agentes danosos e favorecendo a reaparição do ADN. A pele reage produzindo novo colágeno e nova elastina.
- Blefaroplastia não cirúrgica realizada com laser de plasma. Esta tecnologia gera descargas de eletrões que produzem microfaíscas ao se aproximarem da pele sem tocá-la. Essas pequenas descargas fazem com que a pele se contraia sem cicatrizes ou edemas.
- Injetável de ácido hialurônico de alto e baixo peso molecular. O ácido hialurónico de alto peso reduz linhas de expressão, rugas e marcas. Já o de baixo peso consegue melhorar a qualidade da pele.
O futuro do setor da medicina estética
Embora existem várias frentes de pesquisa em aberto no campo da medicina estética, nas quais estão a ocorrer avanços. Num futuro próximo, poderemos contar com novas técnicas e tratamentos:
- Graças aos estudos genéticos, será possível personalizar ao máximo os tratamentos. Dessa forma, saberemos que o tratamento aplicado é a melhor opção em cada caso, pois será projetado conforme as necessidades e características de cada paciente.
- Devido aos bons resultados atuais, o uso de células-tronco promete se expandir no campo da medicina estética. Num futuro não muito distante, surgirão novos tratamentos que não terão risco de rejeição por parte do paciente, pois serão utilizadas as suas próprias células-tronco.
- A bioplastia se desenvolverá e se estabelecerá como um tratamento de resultado imediato no contorno do rosto e nas maçãs do rosto. Também não terá risco de rejeição, nem será necessário o internamento hospitalar do paciente.
- A inteligência artificial alcançará diferentes tratamentos e chegará às consultas das clínicas de medicina estética.
Evolução e acessibilidade da medicina estética
Como pudeste verificar, esta área da medicina está em constante crescimento. O seu avanço é imparável e positivo, dadas as suas repercussões. Ficaram para trás aqueles primeiros tratamentos estéticos invasivos e pouco naturais. Lembra-te de que, quando ainda era um assunto tabu e pouco acessível, pessoas sem qualquer qualificação realizavam intervenções cirúrgicas. Devido a esse tipo de infrações, tínhamos notícias sobre resultados ruins nos tratamentos e rostos antinaturais. Por esse motivo, muitas intervenções irregulares obtinham o efeito contrário ao desejado.
No entanto, tudo isso faz parte do passado. O campo da estética avançou imensamente e tornando-se muito popular. O mais significativo é o enfoque atual na prevenção, conservação e naturalidade.
Enquanto alguns tratamentos foram modernizados e atualizados, outros simplesmente se tornaram mais acessíveis. O fato é que agora não julgamos severamente quem faz uso deles. Parecem-nos tão normais como usar maquiagem, ir ao cabeleireiro ou escolher roupas favoráveis. Sem dúvida, nos próximos anos continuaremos a ver o aumento da acessibilidade a esses tratamentos e a sua popularização. Além disso, ficaremos fascinados com os avanços tecnológicos que virão num futuro não muito distante.
É muito saudável aceitar a idade que se tem, mas não há nenhum problema em querer continuar com boa aparência. Pelo contrário, submeter-se a um tratamento estético pode ser benéfico para a saúde mental. A autoestima e o sentir-se bem consigo mesmo costumam contribuir para o nosso bem-estar. E tu, o que achas sobre a medicina estética?