Tabela de conteúdos
O que é neurociência?
A neurociência é o conjunto de ciências que estuda o sistema nervoso, analisando a sua estrutura e o seu impacto nas funções cognitivas e no comportamento humano. O seu objetivo é observar os mecanismos que regulam o controlo das reações nervosas.
O nosso cérebro nos define, é a parte que processa o nosso ambiente e determina as nossas respostas. Portanto, a neurociência também estuda outras funções do sistema nervoso, como atenção, memória, perceção ou linguagem.
Com as novas tecnologias, a observação do cérebro é muito detalhada, fato que nos permitiu entender melhor como ele funciona e observar o quanto é importante na aquisição de novos conhecimentos, daí a importância da neurociência na aprendizagem.
O seu desenvolvimento ao longo dos anos
Não foi até 1700 a.C. que a importância do cérebro começou a ser vista. Anteriormente, acreditava-se que o coração era a sede da inteligência. Aristóteles, por exemplo, argumentou que os processos intelectuais ocorriam no coração e que o cérebro era responsável por resfriar o sangue quando ficava muito quente.
O conhecido médico Galeno foi um dos primeiros a defender que o cérebro processava as sensações e armazenava a memória. Ele chegou a essa ideia a partir da análise da dureza do cérebro e do cerebelo.
Mesmo assim, foi a partir da década de 1950 que se avançou no estudo do sistema nervoso e conheceu-se a sua estrutura e funções. As suas anomalias e alterações do sistema nervoso também puderam ser observadas.
Usos da neurociência na aprendizagem
A neurociência é um estudo que vem sendo aplicado em diferentes áreas e situações para favorecer o desenvolvimento dos mais pequenos.
Contacto com a natureza
Alguns estudos têm mostrado a importância de o ser humano estar em contacto com a natureza, principalmente nos primeiros anos de vida. Esse contacto favorece o enriquecimento da criatividade, pois se constroem cores, formas e profundidade.
Gestão das emoções
As emoções também são fundamentais nos processos de aprendizagem, assim como a motivação, que funciona de diferentes formas em várias fases das nossas vidas.
No âmbito da educação
A importância da neurociência passa por considerar o conceito de neuroeducação, a disciplina que integra ciências como educação, neurologia, ciência cognitiva e psicologia para obter melhores métodos de ensino. E é que os estudos mostraram que o nosso cérebro deve ser estimulado integralmente.