Desde a antiguidade, têm-se realizado técnicas para o cuidado, promoção e manutenção da beleza e estética humana. Atualmente, cada vez mais pessoas procuram uma mudança na sua imagem. Desta maneira, aumenta a procura de especialistas capacitados em medicina estética. Devido a isso, também cresce o número de profissionais interessados em direcionar o seu perfil académico prévio para esta área. Mais, que formação é necessária para exercer nesta área da estética e beleza? Estudar um mestrado em medicina estética capacita para aplicar tratamentos como o botox, por exemplo? Resolvemos estas dúvidas a seguir.

O que é a medicina estética?

A medicina estética encarrega-se da restauração, manutenção e promoção da estética, beleza e saúde facial e corporal, tanto em homens como em mulheres. Para isso, usa práticas médicas e de pequeno intervencionismo empregando anestesia tópica ou local e em regime ambulatório; nunca aplicará técnicas de cirurgia maior nem que requeiram anestesia geral.

O principal objetivo destas técnicas estéticas é exercer uma medicina preventiva, uma vez que um aspeto estético adequado é sempre benéfico para o paciente e ajuda ao bem-estar e a melhorar a sua saúde geral.

Em contrapartida, a cirurgia estética, na maioria das suas atuações, implica um internamento hospitalar do paciente, uma vez que se dedica à reparação das alterações e à correção dos defeitos funcionais. Nela trabalham-se intervenções direcionadas para reparar tecidos do organismo afetados por uma doença, acidente ou derivados de lesões por queimaduras.

Tratamentos de medicina estética

Cada vez há mais tratamentos eficazes em medicina estética que se adaptam a diferentes zonas e partes do corpo ou do rosto de forma inovadora. Hoje em dia, estes são alguns dos tratamentos estéticos mais procurados pelos pacientes e que mostram mais resultados positivos:

  • Ácido hialurónico: é uma substância usada para preencher rugas de expressão, modelar o contorno facial, corrigir pregas e dar volume a maçãs do rosto e lábios. A forma mais comum de aplicá-lo é mediante injeções administradas por um especialista e em centros autorizados.
  • Criolipólise: é um tratamento não invasivo que consiste em aplicar frio de forma controlada na zona indicada, conseguindo reduzir gordura localizada.
  • Fotorejuvenescimento: este método usa a aplicação de IPL, que consegue melhorar os sinais de envelhecimento, bem como a textura da pele e a luminosidade do rosto.
  • Fios tensores: são filamentos de polidioxanona que se colocam por baixo da pele, estimulando o colagénio da zona e fazendo um efeito tensor para disfarçar as rugas do rosto e do pescoço.
  • Tratamento com botox: a toxina botulínica (botox) é injetada na área muscular frontal, provocando que os músculos ativos se tornem passivos, e assim, as rugas do rosto e pescoço desapareçam em quatro ou cinco dias.
  • Lipolaser: este tratamento consiste em aplicar laser durante 30 minutos na zona a tratar, conseguindo metabolizar a gordura, diminuir a celulite e combater a flacidez. O lipolaser tem resultados imediatos, sem efeitos secundários.

Quem pode aplicar tratamentos de medicina estética?

A partir do século XX, o tratamento de problemáticas estéticas, a dificuldade das técnicas utilizadas e as responsabilidades legais relacionadas com a profissão requereram que a medicina estética fosse praticada exclusivamente por médicos especializados.

Portanto, para realizar tratamentos estéticos de forma autónoma sem supervisão de um profissional, existem estas vias:

  • Titulação em enfermagem complementada com uma titulação em Formação Profissional específica, FP médio ou FP superior em estética, conforme a atividade que se queira realizar.
  • Licenciatura em medicina com especialização em medicina estética.
  • Qualificações profissionais específicas, integradas dentro do Quadro Europeu de Qualificações profissionais.
  • Cursos específicos de competências profissionais ministrados por centros acreditados pelas Secretarias de Educação ou Saúde de cada Comunidade Autónoma.

Por que estudar medicina estética?

Muitos profissionais consideram que, para ter uma boa qualidade de vida, é fundamental ter saúde, o que também implica que esta esteja acompanhada do bem-estar que supõe estar confortável com o próprio corpo. Tendo em conta esta visão, estudar medicina estética permite-te conhecer os tratamentos da medicina estética como métodos que procuram uma medicina preventiva que atuam na origem daquilo que gera um aspeto pouco saudável.

O enfoque da medicina estética é muito amplo, já que trabalha na causa do problema. A partir daí, consegue-se uma abordagem multifatorial e integral do paciente para promover uma melhoria no aspeto desejado por meio de uma reeducação das rotinas, nos hábitos alimentares da pessoa, no cuidado geral, etc.

Além disso, é uma disciplina que se transforma constantemente e não deixa de promover novas técnicas que complementem e melhorem a vida dos pacientes de forma segura.

É possível estudar medicina estética sem ser médico?

Sim, é possível estudar medicina estética sem ser médico. Não em todos os casos poderás exercer, mas sem dúvida nada te impedirá de tornares-te um especialista no setor. Além disso, serás capaz de realizar tratamentos não invasivos para melhorar o aspeto e o bem-estar das pessoas.

Existem muitas formações focadas na aquisição de novos conhecimentos e habilidades na área da medicina estética que não se dirigem exclusivamente a médicos. O que é competência absoluta dos graduados em medicina é o âmbito cirúrgico e a aplicação de tratamentos invasivos, mas outros tratamentos podem ser aplicados por técnicos sem formação em medicina.

Requisitos para estudar medicina estética na Esneca Business School

Gostarias de estudar medicina estética? Para o fazer na nossa escola não será necessário ter uma formação prévia, pois poderás começar com o nosso amplo material didático. Os requisitos para estudar medicina estética são ter tempo suficiente para investir na tua formação e estar disposto a esforçar-te e melhorar constantemente, o que inclui informar-te sobre as últimas novidades do setor. Achas que tens o que é exigido pela disciplina?

Estudar medicina estética permitir-te-á ampliar os teus conhecimentos e compreender o funcionamento das diversas técnicas de embelezamento pessoal. Através do mestrado em medicina estética da Esneca Business School poderás estudar:

  • Estudo da anatomia
  • Procedimentos químicos e a sua aplicação na medicina estética
  • Farmacologia aplicada
  • Aparatologia
  • Envelhecimento cutâneo e fotoenvelhecimento
  • Urgências médicas

Solicita informação sem compromisso e começa a dedicar tempo ao que realmente gostas com a Esneca Business School!

Estudar um mestrado na Esneca

O mestrado em medicina estética da Esneca Business School é uma titulação própria que se destina ao pessoal médico e às pessoas interessadas em complementar conhecimentos profissionais relacionados com esta disciplina. Por isso, o conteúdo do mestrado está orientado para a aquisição de formação teórica que aumente os saberes técnicos e médicos fundamentais das técnicas e tratamentos de estética e beleza não invasivos mais eficazes da atualidade.

Assim, ao longo do mestrado estudarás a evolução desta disciplina médica, a anatomia do corpo humano e as suas características faciais. Igualmente, aprofundarás nas normas éticas e no quadro legal que regula o setor da medicina estética em Espanha, assim como na gestão e solução de emergências sanitárias.

Não há dúvida de que com esta titulação poderás aprender tudo sobre a farmacologia aplicada, o funcionamento da aparatologia estética e as ferramentas usadas na medicina estética, como o laser, a luz pulsada, a radiofrequência, entre outras. Também analisarás os benefícios dos tratamentos químicos e físicos que se usam para o cuidado da pele, como os peelings e a carboxiterapia.

Tens interesse em conhecer mais sobre este setor profissional? Queres estudar um mestrado em medicina estética para te especializares no setor? Solicita mais informação e potencia os teus conhecimentos com uma formação online de qualidade.

Mestrados e cursos de saúde

Descobre outras titulações relacionadas com o setor da saúde e beleza na Esneca. Estuda ao teu ritmo e desde onde quiseres. Sem horários nem limites.

Mestrado Internacional em Medicina Estética