A automação industrial é entendida como a utilização de diferentes tecnologias, por exemplo, sistemas informatizados, eletromecânicos ou electro-hidráulicos de modo a controlar algum elemento no mundo industrial que executa tarefas repetitivas. Abaixo, explicaremos mais detalhadamente as suas características. E se quiser formar profissionalmente, dê uma vista de olhos ao nosso Mestrado em Robótica + Automação Industrial e desenvolva um perfil mais competitivo.
Tabela de conteúdos
Exemplos de automação industrial
Analisando a definição acima, a automação industrial está presente em vários campos da indústria: alimentar, automóvel, etc. Alguns exemplos:
- Acondicionamento, embalagem e rotulagem de diferentes produtos.
- Na indústria automóvel, a montagem de diferentes peças é um processo automatizado.
- A criação de compostos químicos, misturando a quantidade exata de cada componente.
Papéis de um profissional de automação industrial
À medida que a automação se torna cada vez mais importante na indústria, torna-se também necessário ter profissionais especializados nesta área.
Um engenheiro de automação tem uma variedade de papéis a desempenhar em qualquer parte de um processo de automação, desde a identificação da necessidade de automação até ao planeamento, conceção, implementação e supervisão dos projetos que empreende.
Para melhor compreender estes papéis, deverá conhecer estes conceitos básicos:
- Automatização: Ciência da automação, um conjunto de disciplinas que interferem desde a conceção até à implementação de um processo de automatização.
- PLC: dispositivo eletrónico que controla diferentes processos.
- Atuador: Um dispositivo que transforma energia (pneumática, hidráulica ou elétrica) em movimento específico.
- SCADA: um processo pelo qual as variáveis de um dado processo são supervisionadas, permitindo a comunicação entre os dispositivos de campo e o seu controlo através de software.
Objetivos da automatização
Agora que sabe um pouco mais sobre a sua definição, conceitos relacionados e o que faz um profissional de automação, podemos continuar a mencionar alguns dos objetivos da automação:
- Linhas de produção mais rápidas.
- Redução de custos em materiais, energia e diminuição de trabalhadores.
- Realização de atividades repetitivas de forma uniforme, garantindo elevados padrões de qualidade.
- Realização de atividades que são muito complicadas para as pessoas.
Graus de automatização
Cada projeto de automação é diferente, porque são aplicados em empresas diferentes e para o cumprimento de objetivos diferentes. É por esta razão estabelecidos diferentes níveis de automação industrial, a partir da base:
- Máquinas e subprocessos. Todos os elementos fundamentais que intervêm no processo, por exemplo, dispositivos, maquinaria, sensores, transdutores, atuadores (válvulas ou bombas), etc.
- Controladores. Dispositivos Lógicos de Controlo, que estão encarregados de atuar como cérebro da operação (comando e controlo), analisando as informações obtidas no nível anterior.
- Supervisão e controlo. Várias tarefas são realizadas por homens ou máquinas: aquisição de dados, monitorização, manutenção, controlo de qualidade, coordenação de transportes, aprovisionamento de linhas, etc.
- Planeamento. Onde todo o processo de fabrico é analisado desde o fornecimento até ao produto acabado.
- A nível corporativo. Nesta área, toda a informação necessária é obtida para a tomada de decisões a outros níveis: marketing, estratégia, planeamento financeiro, recursos humanos, etc.