Alguns dos pilares fundamentais da quarta revolução industrial são a robótica industrial e a automação. Os seus objetivos são o aumento significativo da produtividade, o uso eficiente de recursos e a redução de erros na cadeia produtiva. A seguir, vamos nos aprofundar nos diferentes tipos de robôs industriais que existem, bem como as marcas de fabricantes, exemplos e preços de robôs industriais. Lembre-se que pode especializar-se no âmbito com a nossa formação em Robótica e Automação Industrial.

O conceito de robótica industrial

A robótica industrial é uma área da engenharia que trata da definição, projeto, desenvolvimento e fabricação de robôs industriais que automatizam o trabalho das pessoas. Neste sentido, os robôs executam tarefas repetitivas e perigosas com muito mais precisão do que as pessoas, alcançando maior qualidade na manufatura ou produção. Por se tratarem de máquinas que trabalham sem descanso, produzem em maior quantidade e com menor custo, por isso o aumento da produtividade é exponencial.

Características de robôs industriais

Uma vez analisada a definição, vamos ver as possíveis variáveis ​​existentes na sua classificação:

  • Grau de liberdade
  • Área de trabalho
  • Carga para suportar
  • Velocidade de ação
  • Nível de programabilidade

Tipos de robôs no setor da robótica industrial

Robô cartesiano

É um robô de coordenadas cartesianas. Esses dispositivos funcionam com três eixos lineares (X, Y e Z), que se movem em linha reta e formam ângulos retos. São robôs perfeitos para soldagem, por isso é um dos mais utilizados neste setor. Eles oferecem precisão, economia e facilidade de programação e uso.
Um exemplo seria uma impressora 3D.

Robot SCARA

A palavra SCARA refere-se à sigla Selective Compliant Assembly Robot Arm. Referir-se a um braço robótico que é amplamente utilizado para pick & place no setor industrial. Embora também trabalhe com o mesmo número de eixos que o cartesiano, possui um grau de liberdade maior que o anterior, pois pode realizar um movimento de rotação.

Robô cíclico ou redundante

A redundância na robótica industrial ocorre quando um dispositivo tem mais graus de liberdade do que o necessário. O robô cíclico funciona de tal forma que possui várias posturas para a mesma posição. Ou seja, consegue colocar a pinça ou ferramenta que realiza a tarefa em determinada posição através de diferentes posturas.

Robô de seis eixos

Estes robôs são muito mais flexíveis graças às três orientações que a sua ferramenta ou grampo possui. As tarefas de carregamento e descarregamento de material são frequentemente automatizadas nas fábricas, graças aos robôs de seis eixos.

Robô de braço duplo

Como o próprio nome sugere, este robô possui dois braços robóticos que trabalham juntos simultaneamente numa tarefa específica. Pelas múltiplas funções que desempenham e pelas capacidades de que dispõem são robôs muito complexos e com elevado custo económico.

Algumas das suas aplicações

Na área da saúde, os robôs são utilizados para facilitar o trabalho dos profissionais em atividades que requerem grande precisão. Na indústria de transformação, são utilizados para aumentar a produtividade e a qualidade, automatizando tarefas repetitivas e simples na cadeia produtiva.

Em outras áreas como a agricultura ou a produção de alimentos, a robótica industrial começa a ser usada cada vez mais para diferentes tarefas ou atividades.