A todos os pais e mães nos preocupa a nutrição dos nossos filhos e filhas. Em todas as suas etapas, a alimentação infantil desempenha um papel muito importante, essencial para o seu crescimento e desenvolvimento.
A vitamina D é um mineral essencial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. O sol é a principal fonte de vitamina D. No entanto, existem alguns alimentos que também podem ajudar a fornecê-la. Continue a ler para saber quais alimentos são ricos nesta vitamina e de uma olhada ao nosso mestrado em Dietética e Nutrição Infantil.
Tabela de conteúdos
A importância da vitamina D na alimentação infantil
A chegada de um recém-nascido a família é um momento de muitos aprendizados, principalmente no âmbito da alimentação. Desde a amamentação à introdução alimentar, o primeiro ano de vida da criança é um dos momentos principais para o correto desenvolvimento físico e mental do bebé. Também para formar os seus hábitos alimentares futuros.
- Fazer entre 4 e 5 refeições por dia
- Pequeno-almoço completo
- Boa distribuição de alimentos ao longo da semana
- A melhor e mais indicada bebida será a água
- Evitar produtos industriais assim como produtos açucarados
A mais, a vitamina D é essencial para o desenvolvimento e crescimento ósseo das crianças. Também é necessária para a execução de vários processos metabólicos. Por isso, vamos a dar uma olhada a seguir aos alimentos que contem mais vitamina D.
Os alimentos mais ricos em vitamina D que as crianças devem consumir
Existem diferentes maneiras de ajudar os nossos filhos a manter os níveis de vitamina D em condições corretas: através da alimentação ou tomando o sol. O ideal é combinar as duas fontes, garantindo assim a contribuição essencial ao organismo.
Além dos conhecidos benefícios da vitamina D na estrutura óssea das crianças, outras propriedades vantajosas observadas, foram o papel que esta vitamina pode desempenhar no sistema imunológico, ao associar uns bons níveis de vitamina D com uma menor prevalência de infeções e alergias. Também com a redução do risco cardiovascular, auxiliando no bom funcionamento dos vasos sanguíneos.
Alguns dos alimentos que não podem faltar na dieta dos pequenos são:
- Peixe oleoso, como o salmão e a cavala. São as principais espécies marinhas que contêm a maior quantidade de vitamina D.
- Óleos derivados de peixes, como o óleo de fígado de bacalhau. É uma fonte direta de vitamina D, um dos mais eficazes devido à sua alta concentração.
- Fígado, especialmente o fígado de coelho e bovino são os que contêm mais vitaminas, e apresentam-se como alimentos ideais para qualquer dieta de crianças ou adultos.
- Lácteos, como a leite, o iogurte ou queijo. O ideal é que os produtos sejam inteiros e contenham gordura suficiente para contribuir para sua assimilação pelo organismo.
- Cogumelos e outras variedades de ajudam a manter e aumentar os níveis de vitamina D no organismo.
- Ovo cozido, pois a sua gema fornece cerca de 41 UI de vitamina D.
- Atum enlatado, 60 gramas contêm cerca de 25% das necessidades diárias desta vitamina.
Outras vitaminas importantes na alimentação infantil
Vitamina A
Podemos encontrar a vitamina A na manteiga, leite, ovos e fígado. Lembrando que a clara de ovo é introduzida na dieta do lactente na faixa etária de 9 a 11 meses.
Vitamina E
Um antioxidante, encontrada nos óleos vegetais, gérmen de trigo, folhas verdes e grãos inteiros.
Vitamina K
Encontrada em diversos alimentos, como vegetais verdes, fígado, gema de ovo, além de ser sintetizada pela flora intestinal.
Vitamina B1
É essencial para o sistema nervoso. Podemos encontrá-la na carne de porco, grãos inteiros, fígados e legumes. Lembrando que a papa salgada é introduzida a partir dos 6 meses de vida do lactente.
Vitamina B
A encontramos no leite e os seus derivados, fígado, carne bovina, peixes, aves, ovos, grãos inteiros e cereais.
Vitamina B1
É encontrada no fígado, leite, queijos, ovos e carne bovina.
Vitamina C
É uma vitamina antioxidante, que possui atuação na síntese de colágeno, facilita a absorção de ferro e participa do metabolismo. Está presente nas frutas cítricas, tomate, repolho, pimentão, brócolis e espinafre.