Seguramente mais duma vez ouviu falar da automação industrial. Mais, sabe realmente o que é? Neste artigo vamos a dar uma olhada as bases desse conceito. Além disso, veremos também qual o seu impacto nas indústrias atuais. Continue a ler para saber mais e lembre-se que pode especializar-se no sector com o nosso Mestrado em Robótica + Automação Industrial.
Tabela de conteúdos
Evolução da Automação Industrial
Para entender o que é automação industrial, vamos voltar aos anos 50, pois foi nessa época no qual o termo automação começou a se popularizar. Os primeiros sistemas de automação foram idealizados, pois, nessa época, o mundo presenciava a revolução industrial. As tarefas manuais passaram a ser realizadas por máquinas adaptadas, que tinham a finalidade de aumentar a eficiência produtiva. Os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial. Também foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos.
Somente no início do século XX que os sistemas tornaram-se 100% automáticos. A necessidade de aumento na produção e produtividade fez com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas neste sentido. Com o passar dos anos e a chegada da década dos anos 70, os primeiros computadores comerciais foram empregados para controlar grandes sistemas de automação.
Na década dos 90, a tecnologia já havia evoluído o suficiente para conceber circuitos e computadores com alta capacidade de processamento. Assim, os sistemas de automação se tornavam mais eficientes, velozes e confiáveis, possibilitando produções de maior escala com redução de custos, otimização do tempo. Na era atual, a automação se baseia na projeção e implantação de sistemas que controlam processos materiais e administram as tomadas de decisões de forma totalmente descentralizada.
A diferença entre automação e mecanização
O conceito de automação industrial define a realização dum trabalho através de máquinas controladas automaticamente. A mecanização simplesmente se limita ao emprego de máquinas para executar alguma tarefa, substituindo o esforço físico.
5 benefícios principais da Automação Industrial
A automação de processos produtivos pode ser mais viável economicamente por diversas razões.
1. Diminui o tempo de produção
É a principal vantagens da automação industrial. Ter uma máquina automatizada acelera o tempo de produção. A mais, as máquinas têm alto grau de repetibilidade e eliminam riscos de falhas.
2. Menos erros
Os erros humanos acontecem por razões diversas. Ao colocar as atividades a cargo de uma célula robótica, a probabilidade da tarefa não ser feito como esperado é menor.
3. Mais segurança no chão de fábrica
Ao mesmo tempo que se diminui os custos, menos pessoas estão sujeitas a acidentes. As máquinas automatizadas, desde que a empresa cumpra as normas de segurança (especialmente a NR12), possuem operação segura e diminuem o número de tarefas perigosas que tem de ser feitas.
4. Maior volume de produção
Esta é uma das vantagens da automação que ajudou a difundi-la no mundo industrial. Com uma linha mais rápida e mais precisa, o resultado de produção é maior.
5. Vantagem Competitiva
Atualmente as empresas devem manter-se cada vez mais competitivas a fim de sobreviver na economia global. A automação industrial tem proporcionado às empresas de manufatura a capacidade de ficar em sintonia ou até mesmo passar à frente dos seus concorrentes.